Av. João Manoel dos Santos Ribas, 1100, 5º andar Ponta Grossa - PR

O QUE É Retinopatia Diabetica?

Você já ouviu falar em Retinopatia Diabética? Como é uma doença que pode causar a perda da visão, vale a pena entendê-la melhor. Aqui vamos explicar o que é, como acontece, quais são as causas e de que forma ela pode causar a cegueira. Acompanhe!

A Retinopatia Diabética é a alteração do fundo do olho causada pela diabetes. É importante ficar atento porque nos seus estágios iniciais, geralmente, os pacientes não apresentam sintomas visuais. É aí que mora o perigo.

Se você ou algum familiar seu tem diabetes, programe fazer o exame do fundo de olho com a pupila dilatada, no mínimo, uma vez ao ano. Somente esta avaliação pode detectar se há alguma alteração no fundo no olho, mesmo quando os sintomas ainda não apareceram.

como funciona a retinopatia diabética?

O primeiro tipo é chamado de Retinopatia Diabética Não Proliferativa (RDNP). Trata-se do nome da doença em sua fase inicial. Esta consiste na danificação dos vasos do fundo do olho que causa hemorragia e vazamento de líquido na retina. É deste processo que surge o Edema de Mácula Diabético.

Reforçamos que há diversas pessoas que manifestam a forma leve ou moderada da RDNP, sendo que podem até não apresentar nenhum sintoma visual, como dissemos acima.

O segundo tipo é a Retinopatia Diabética Proliferativa (RDP). Esta sim apresenta um risco grande de perda de visão. Este diagnóstico é feito quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem mais levar nutrientes para o fundo do olho. A consequência é a formação de vasos anormais que causam sangramento e o descolamento da retina.

Veja tudo que pode ocorrer nesta situação:

  • Hemorragia vítrea: Neste caso, os vasos anormais sangram, causando embaçamento da visão.
  • Descolamento da retina tracional: Aqui, ocorre a formação de cicatrizes no vítreo e na retina. Estas evoluem para o descolamento da retina.
  • Descolamento da retina regmatogênico: É quando as cicatrizes causam um buraco na retina ocasionando seu descolamento.
  • Glaucoma neovascular: Este glaucoma se configura quando os vasos anormais crescem, atrapalham a drenagem do líquido ocular e consequentemente aumentam a pressão do olho. Com isso, ocorre dano ao nervo óptico. O paciente, então, se queixa de dor ocular severa e pode chegar a cegueira.
QUAIS OS SINTOMAS DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

Quando a Retinopatia Diabética começa a dar sinais, é comum que o paciente sinta os seguintes sintomas nos estágios moderado a avançado da doença:

  • Visão embaçada;
  • Manchas na visão;
  • Perda da visão central ou periférica;
  • Distorção na visão.

Segundo os médicos especialistas em visão, os oftalmologistas, quanto antes as alterações forem tratadas, as chances de preservar a visão são maiores. No caso dos pacientes portadores de diabetes apresentarem alguma alteração no exame de fundo de olho, o tratamento deve ser realizado o mais precoce possível pelo médico oftalomogista especialista em retina – o retinólogo.

Como são realizados os tratamentos para retinopatia diabética?

Felizmente, há tratamentos que podem ser feitos quando a pessoa apresenta a Retinopatia Diabética. Cada caso é um caso. E o médico pode adotar os tratamentos adequados, além de recomendar o controle cuidadoso da diabetes por meio de dieta, uso de pílulas hipoglicemiantes e insulina.

Um dos tratamentos é a Fotocoagulação. Nada mais é que a aplicação de luz de laser. Os pigmentos do fundo de olho absorvem esta luz e isso ajuda na estabilização da Retinopatia Diabética e da Maculopatia Diabética. Este procedimento é feito no consultório, a partir da dilatação da pupila.

O médico pode, ainda, prescrever remédios anti-inflamatórias de longa duração, que contribuem para reduzir o inchaço na retina e ajudam a melhorar a visão nos casos de Edema de Mácula Diabético. O efeito deste tratamento dura de 3 a 6 meses. Após este período, o médico pode recomendar a reaplicação da medicação intra-vítrea.

A Terapia anti-VEGF, combate os vasos anormais. A terapia é utilizada nos casos de Edema de Mácula Diabético, na Hemorragia Vítrea e no preparo para Cirurgias de Vitrectomia, nos casos de Descolamento Tradicional da Retina. Ocorre também a aplicação intra-vítrea da medicação.

A Cirurgia de Vitrectomia é recomendada quando há Descolamento Tradicional da Retina, Hemorragia Vítrea e em alguns casos específicos de Edema de Mácula Diabético com tração vítrea.

Como é feita a cirurgia de vitrectomia para retinopatia diabética?

A Cirurgia de vitrectomia é um procedimento mais complexo que as outras cirurgias oculares como refrativa a laser ou de catarata, mas é igualmente segura.

Geralmente o procedimento é realizado apenas com uma anestesia local e sedação do paciente. No caso da cirurgia for em criança o oftalmologista recomenta anestesia geral.

Em geral, o procedimento leva cerca de 15–20 minutos, dependerá de cada caso. Além disso, os instrumentos utilizados hoje em dia dispensam a necessidade de pontos ao fim da cirurgia. Ou seja, a recuperação do paciente é mais rápida, dura aproximadamente uma semana.

Predisposição maior

Como o nome da doença já diz, os pacientes diabéticos têm uma predisposição maior para a Retinopatia Diabética. Só para dar uma ideia, quem tem diabetes apresenta 25 vezes mais risco de perder a visão do que as pessoas que não têm a doença. A Retinopatia Diabética atinge mais de 75% dos portadores de diabetes há mais de 20 anos. Por isso que todo cuidado é pouco!

Devido à sua condição, pessoas com diabetes podem também apresentar outras doenças oculares como a catarata, o glaucoma, desvios oculares, doenças da córnea e, ainda, serem mais suscetíveis a infecções.

Portanto, o acompanhamento periódico com o oftalmologista – e em alguns casos também com o endocrinologista – é fundamental para a prevenção, controle e tratamento de várias enfermidades relacionadas à visão.

DÚVIDAS?

Entre em contato com nossa equipe para que possamos avaliar o seu caso e juntos determinarmos o melhor plano de tratamento.

Camila Zubacz
Camila Zubacz

Excelente! Médico muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

Isabela Rasinski
Isabela Rasinski

Profissional excelente, muito atencioso e com muita experiência!
⭐⭐⭐⭐⭐

Dayane Heck
Dayane Heck

Profissional excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Raylan Faix
Raylan Faix

Excelente Profissional!
⭐⭐⭐⭐⭐

Vinicius Sauter de Cristo
Vinicius Sauter de Cristo

Excelente profissional 👏
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Kaique Ribeiro

Ótimo profissional!!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ilario Zubacz

Excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Leticia Bençal
Leticia Bençal

Ótimo atendimento e profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Beth Motta

Excelente profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Marcia Graniska

Excelente profissional parabéns super recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Simone Rasinski
Simone Rasinski

Excelente profissional, super atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Clínica Neuroped

Médico excelente! Muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Gabriel Pimentel

Excelente profissional é muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Emanoel Azevedo dos Santos

Excelente oftalmologista, além de ser muito gente boa!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Leonardo Barroso

Excelente profissional, atencioso e sempre preocupado com nosso bem estar!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ronaldo Ribeiro

Excelente atendimento, o Dr Marcos é muito atencioso, consultório muito agradável. Consultório moderno que passa muita segurança nas avaliações do Dr.
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Andressa Souzza

Cuidadoso e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Maria Zubacz

Foi ótimo atendimento, me senti muito segura com a consulta que realizei.
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Débora Costa

Excelente médico! Muito cuidadoso e experiente. Tirou todas as dúvidas e foi muito gentil e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações por meio de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.
Olá! Posso ajudar você?