Av. João Manoel dos Santos Ribas, 1100, 5º andar Ponta Grossa - PR

O QUE SÃO LENTES DE CONTATO?
O uso de lentes de contato é muito comum E ESTÁ EM PLENO CRECIMENTO. A ESTIMATIVA para o mercado global é de atingir uma taxa de crescimento de 6.7%.

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

No mercado existem inúmeras opções como: lentes gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcarbonadas, híbridas, flexíveis, etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.

como ESCOLHER A LENTE DE CONTATO

Uma das formas de escolher a melhor lente é através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente. É importante ressaltar que estes testes de lentes ajudam a decidir qual a melhor opção para correção da visão, inclusive em comparação aos óculos.

Todos podem usar lentes de contato, mas é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:

  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
  • Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
  • Colocação de lentes de contato de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
  • Nova refração, com as lentes de contato de teste;
  • Avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.
CUIDADOS COM AS LENTES DE CONTATO

Especialistas em lentes de contato explicam que outras medidas importantes são os cuidados para manutenção, é preciso entender as orientações de colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente visão, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.

Astigmatismo

Pacientes com astigmatismo muitas vezes acreditam que não precisam utilizar óculos nem lentes. É importante lembrar que apesar de existirem casos que o uso de lentes corretoras não é necessário, é sempre importante seguir as indicações do oftalmologista.

DÚVIDAS?

Entre em contato com nossa equipe para que possamos avaliar o seu caso e juntos determinarmos o melhor plano de tratamento.

Camila Zubacz
Camila Zubacz

Excelente! Médico muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

Isabela Rasinski
Isabela Rasinski

Profissional excelente, muito atencioso e com muita experiência!
⭐⭐⭐⭐⭐

Dayane Heck
Dayane Heck

Profissional excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Raylan Faix
Raylan Faix

Excelente Profissional!
⭐⭐⭐⭐⭐

Vinicius Sauter de Cristo
Vinicius Sauter de Cristo

Excelente profissional 👏
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Kaique Ribeiro

Ótimo profissional!!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ilario Zubacz

Excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Leticia Bençal
Leticia Bençal

Ótimo atendimento e profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Beth Motta

Excelente profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Marcia Graniska

Excelente profissional parabéns super recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Simone Rasinski
Simone Rasinski

Excelente profissional, super atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Clínica Neuroped

Médico excelente! Muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Gabriel Pimentel

Excelente profissional é muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Emanoel Azevedo dos Santos

Excelente oftalmologista, além de ser muito gente boa!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Leonardo Barroso

Excelente profissional, atencioso e sempre preocupado com nosso bem estar!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ronaldo Ribeiro

Excelente atendimento, o Dr Marcos é muito atencioso, consultório muito agradável. Consultório moderno que passa muita segurança nas avaliações do Dr.
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Andressa Souzza

Cuidadoso e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Maria Zubacz

Foi ótimo atendimento, me senti muito segura com a consulta que realizei.
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Débora Costa

Excelente médico! Muito cuidadoso e experiente. Tirou todas as dúvidas e foi muito gentil e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

principais dúvidas

O tempo de durabilidade das lentes irá depender do tipo de descarte para o qual ela foi feita. Por exemplo, há no mercado lentes de contato de descarte diário, descarte semanal, quinzenal, mensal e até mesmo anual. Toda lente de contato tem seu prazo de durabilidade já pré-determinado e deve ser rigorosamente respeitado.

Esta é uma dúvida recorrente e é um dos mitos mais comuns na área oftalmológica. A resposta é NÃO! O soro fisiológico não contém todas as substâncias necessárias para manter suas lentes de contato protegidas e livres de bactérias e ressecamento. O produto que deve ser usado para manutenção higiênica das suas lentes de contato é a solução multiuso indicada pelo seu médico oftalmologista. Há várias opções no mercado, em caso de dúvida consulte o seu médico.

Resumidamente, para colocar as lentes de contato nos olhos você deve seguir as seguintes etapas:

  1. Lavar muito bem as mãos, principalmente a ponta dos dedos e atrás das unhas.
  2. Enxague suas lentes de contato com a solução de limpeza multiuso recomendada pelo seu oftalmologista.
  3. Uso o dedo indicador para levar a lente ao olho, certifique-se de que as bordas estão para cima na posição correta.
  4. Com a outra mão, segure as pálpebras para cima aumentando a área de encaixe das lentes.
  5. Mantenha o olhar fixo em algum ponto enquanto encaixa a lente nos olhos.
  6. Pisque até que a lente fique confortavelmente acoplada e a visão esteja em perfeita condição.
  1. Lave bem as mãos, certifique-se de que suas unhas não estejam grandes para não arranhar a superfície do globo ocular.
  2. Abre bem os olhos e segura as pálpebras com uma das mãos.
  3. Com a outra mão, junte o dedo indicador e o polegar num formato de pinça.
  4. Arraste a lente para o canto branco dos olhos e retire-a com movimento de pinça.
  5. Enxague sua lente com solução fisiológica recomendada pelo seu oftalmologista e guarde-a adequadamente no estojo.

Sim! Desde que sua cliente coloque as lentes de contato nos olhos ANTES de se maquiar. Assim, ela evita manipular as lentes de contato com as mãos ainda sujas de resíduos da maquiagem. E depois, ela deve retirar as lentes ANTES de remover a maquiagem. Não se deve esquecer de sempre higienizar as mãos.

Em geral, a grande maioria das pessoas podem sim usar lentes de contato. Os principais impeditivos estão relacionados às alergias ou infecções prévias. No entanto, é imprescindível passar por uma consulta médica no oftalmologista antes de iniciar o uso das lentes de contato. Não há restrições para crianças ou adolescentes, mas é importante frisar que os cuidados com lentes de contato exigem responsabilidade. Saúde ocular é coisa séria, por isso não é aconselhável para crianças.

Podem parecer um pouco complexas no início, mas os cuidados com lentes de contato são, na verdade, bem simples. Exigem somente certa disciplina e rigor para garantir uma adequada manipulação das lentes de contato.

Em geral, a maioria dos tipos de lente exigem os seguintes cuidados básicos: sempre lavar bem as mãos antes de manipulá-las, usar a solução multiuso para enxaguar as lentes antes de colocar nos olhos e depois de tirá-la dos olhos, manter os estojos sempre limpos e em local arejado, manter as lentes sempre mergulhadas em solução multiuso dentro dos estojos quando não estiver nos olhos, nunca dormir com as lentes de contato, nunca usar por mais tempo que o recomendado pela fábrica, mantenha em dia suas consultas de rotina com seu oftalmologista.

As lentes de contato de grau são corretivas para problemas de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. A miopia consiste na dificuldade para enxergar objetos distantes, na hipermetropia a dificuldade é para objetos próximos. Já o astigmatismo consiste numa dificuldade para enxergar as bordas do campo visual. A presbiopia é o que conhecemos como “vista cansada”. Já há no mercado lentes de contato com tecnologia para corrigir mais de um problema de visão. É o caso das lentes tóricas, que podem corrigir miopia e astigmatismo, por exemplo.

  1. Neovascularização corneana, principalmente em pacientes usuários de lente gelatinosa, havendo associação com uso prolongado, lentes com periferia espessa pelos altos graus, lentes apertadas e baixa transmissibilidade ao oxigênio;
  2. Úlcera periférica relacionada a lentes de contato, principalmente em pacientes que fazem uso prolongado;
  3. Ceratite bacteriana, associada em muitos casos à hipóxia, microtraumas (quebra da barreira epitelial) e contaminação das lentes ou da solução de limpeza. O risco pode ser aumentado em 20 vezes naqueles que fazem uso prolongado, o que aumenta a hipóxia corneana;
  4. Ceratite por acanthamoeba, a mais temida das infecções associadas à lentes de contato, é associada a higiene irregular e incorreta das lentes e contato com águas contaminadas com a ameba de vida livre. Pacientes que fazem uso esporádico de lente de descarte anual ou mensal normalmente tem baixa adesão à limpeza diária das lentes, o que também pode ser um fator de risco nesses casos;
  5. Ceratite fúngica, mais comum em casos de trauma e em usuários prolongados de lentes gelatinosas de material hidrogel;
  6. Conjuntivite papilar gigante, que tem prevalência maior em usuários de lentes silicone hidrogel e pode ser consequência da irritação mecânica causada pelo alto módulo. Uma diminuição nos casos tem sido vista em pacientes que fazem descarte diário das lentes. A história de alergia/atopia é comum;
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações por meio de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.
Olá! Posso ajudar você?