O ceratocone afeta a córnea do nosso olho, podendo ser assimétrica. Ou seja, pode afetar mais um olho do que o outro e tende a progredir rapidamente.
Além disso, trata-se de uma doença degenerativa que acaba reduzindo a resistência e a rigidez da córnea conforme a doença progride, afetando bastante a visão do paciente. Isso porque com a degeneração da córnea do olho, ela vai se tornando cada vez mais fina, perdendo a sua curvatura normal, que é uma curvatura esférica. Aliás, o nome da doença remete, justamente, ao novo formato que a córnea adquire, ou seja, a sua curvatura passa a ser semelhante à de um cone.
Os sintomas mais claros da doença incluem visão borrada, aumento significativo do grau de astigmatismo e miopia, sensibilidade à luz e formação de halos noturnos. Aliado a esses sintomas, também podemos incluir a perda da qualidade vida, infelizmente.
Agora, com relação a causa do ceratocone, a doença pode se manifestar em jovens e progredir conforme os anos passam, até os 30/45 anos de idade. E, em alguns casos, trata-se de uma doença hereditária. Por esse motivo, é importante o diagnóstico precoce da doença, já que só assim é possível retardar seu avanço.
A boa notícia é que existem opções de tratamentos bastante inovadoras:
- Cirurgia Crosslinking;
- Transplante de córnea;
- Anel intracorneano (Anel de Ferrara);
- Implante da Lente Intraocular;
A implementação do Anel de Ferrara , ou anel Intra Corneano, é um dos procedimentos mais realizados para auxiliar na correção ocular dos pacientes com ceratocone. Este anel é um dispositivo médico que será implementado no estroma corneano, para que auxiliar a regularização da deformação da córnea.
O anel de ferrara é feito de polimetilmetacrilato, sendo um material comprovadamente inerte e biocompatível. É utilizado de uma forma muito eficaz há várias décadas. A realização do tratamento com a utilização do anel de ferrara pode variar de acordo com o grau de evolução e do diagnóstico que deve ser realizado por um oftalmologista.
Implementação do anel de ferrara
Atualmente o implante de anel é realizado preferencialmente com a utilização do laser de femtosegundo, o que tornou o procedimento muito mais rápido e seguro.
A duração da cirurgia é de aproximadamente 5 minutos e a utilização de colírios de antibiótico, e anti-inflamatório possibilitará um pós-operatório mais confortável e seguro.
A recuperação da visão é progressiva e poderá levar até 3 meses para sua estabilização. Entretanto é possível que no dia seguinte, o paciente reassuma as suas atividades habituais. Os cuidados para evitar contaminação deverão ser observados por 30 dias, sendo estes, evitar banhos de piscina e mar, além de sauna a vapor e principalmente evitar coçar os olhos.
Este procedimento cirúrgico acontece através da implementação de um disco de acrílico entre as camadas da córnea, com o objetivo de aplana-lá de modo que possa retornar a sua forma original. O anel de ferrara possui um design que é ideal para permanecer confortável no olho do paciente.
A utilização do Anel de Ferrara como tratamento ideal para o ceratocone é indicado especialmente para:
- Pacientes que possuem a ceratocone e são intolerantes a lentes de contato
- Pacientes que possuem a doença em evolução
- Astigmatismo pós ceratoplastia penetrante
- Astigmatismo irregular pós ceratotomia radial
- Degeneração marginal pelúcida.
A cirurgia de Crosslinking é menos agressiva do que outros procedimentos existentes para tratar o ceratocone, além de ser considerada muito inovadora.
O procedimento consiste em aumentar a rigidez e a resistência da córnea, diminuindo os impactos na visão e fazendo com que a córnea não sofra grandes alterações com o passar dos anos.
Aliás, o resultado da cirurgia tende a ser muito positivo e o pós-operatório também. Inclusive, o Crosslinking ajuda a retardar o avanço do ceratocone, devolvendo qualidade de vida ao paciente.
A cirurgia Crosslinking é um procedimento muito seguro, capaz de retardar o avanço do ceratocone e devolver também qualidade de vida ao paciente.
Basicamente, a cirurgia consiste em aumentar a resistência e rigidez da córnea e, para isso, ela fortalece as fibras de colágeno da região afetada pela doença. Dessa forma, devolve a sustentação e rigidez a essas fibras, já que elas voltam a ficar unidas, sem deformação.
A cirurgia é considerada indolor, rápida e bastante segura. Basta apenas a aplicação de anestesia local, seguido de raspagem de algumas células do olho, aplicando, em seguida, um colírio de vitamina B2.
Logo depois desse primeiro passo, o olho recebe uma aplicação de raios ultravioletas, devolvendo a elasticidade e rigidez da córnea.
A cirurgia Crosslinking é indicado para casos iniciais da doença, entre o público jovem, e o pós-operatório costuma ser muito tranquilo.
Entre em contato com nossa equipe para que possamos avaliar o seu caso e juntos determinarmos o melhor plano de tratamento.
Excelente! Médico muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐
Profissional excelente, muito atencioso e com muita experiência!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente Profissional!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional 👏
⭐⭐⭐⭐⭐
Ótimo profissional!!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐
Ótimo atendimento e profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional parabéns super recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional, super atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐
Médico excelente! Muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional é muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente oftalmologista, além de ser muito gente boa!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente profissional, atencioso e sempre preocupado com nosso bem estar!
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente atendimento, o Dr Marcos é muito atencioso, consultório muito agradável. Consultório moderno que passa muita segurança nas avaliações do Dr.
⭐⭐⭐⭐⭐
Cuidadoso e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐
Foi ótimo atendimento, me senti muito segura com a consulta que realizei.
⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente médico! Muito cuidadoso e experiente. Tirou todas as dúvidas e foi muito gentil e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐
Um dos maiores benefícios da utilização deste anel, para o tratamento do ceratocone está no fato de que proporciona uma correção imediata da baixa visual do paciente.
Outro benefício que pode ser identificado, é o rápido retorno do paciente para as suas atividades cotidianas além de obter uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. Confira outros benefícios que podem ser alcançados com a realização deste procedimento cirúrgico:
- Baixa incidência de complicações
- Realizada com anestesia tópica (utilização de colírios) em regime ambulatorial
- O anel pode ser removido e a córnea irá retomar as suas dimensões originais pré-implante, ou melhor , pode ser um procedimento reversível
- O anel pode ser substituído ou reposicionado, caso necessário, para proporcionar um melhor conforto para o paciente, além de melhores resultados.
- Os resultados são mantidos e reprodutíveis ao longo do tempo de utilização do anel
- Uma vez que se trata de uma técnica de adição, o anel de ferrara pode preservar o eixo nobre da córnea.
O anel de ferrara, ou anel intraestromal, pode em muitos casos evitar ou adiar o transplante de córnea, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Para saber mais informações, por favor ligue ou envie mensagem para nossa clínica, referência em tratamento para o Ceratocone com anel de ferrara em Ponta Grossa.
WHATSAPP: (42) 99958-0258
CONSULTÓRIO: (42) 3220-2798 | (42) 3220-2757
A Cirurgia de Crosslinking consiste em fortalecer as fibras do tecido da Córnea, que estão enfraquecidas no Ceratocone. Com isso, é possível evitar que a doença progrida com a piora da deformidade (que chamamos de Ectasia) e consequente piora do grau do Astigmatismo e da Miopia
A técnica consiste na aplicação de raios ultravioleta na superfície ocular após a instilação de um agente fotossensibilizante (normalmente a Riboflavina ou Vitamina A) durante alguns minutos. Esta técnica é capaz de reforçar as ligações químicas das fibras de colágeno da Córnea.
Para a realização do Crosslinking, precisamos remover o epitélio corneano, a primeira camada de celular da Córnea, para facilitar a absorção da Riboflavina, medicação que favorece o fortalecimento das fibras de colágeno corneano.
A falta do epitélio, que se refaz totalmente em 3 a 4 dias, gera desconforto, lacrimejamento, ardência, e sensibilidade a luz. Estes sintomas estão presentes no primeiro dia, e melhoram muito após a primeiras 24hs. O repouso, uso de colírios e ambientes com pouca luz amenizam muito estes sintomas.
Dentro de 4 dias os sintomas desaparecem completamente e a volta às atividades profissionais se restabelece. É possível retornar aos esportes em 15 dias.
Uma lente de contato é adaptada, e funciona como curativo. Ela é removida ao 4º dia, após a reepitelização completa da Córnea.
Após a cirurgia de Crosslinking, uma série de colírios serão prescritos: colírios antiinflamatórios, analgésicos, anestésicos, lubrificantes e antibióticos. Estes últimos deverão ser utilizados 3 a 4 vezes ao dia, nos primeiros dias. É preciso tomar um cuidado especial para não contaminar o frasco do colírio, higienizando a mão antes de usá-lo e evitar tocar na ponta do frasco, nem encostar no olho ao pingar.
É também importante permanecer longe de áreas com muita poeira, fumaça ou com vapores químicos, que podem causar irritação ocular.
Os resultados da cirurgia Crosslinking são muito perceptíveis a todos os pacientes e não demoram para serem percebidos.
O primeiro resultado importante de ser mencionado é o lo fato de que é a cirurgia crosslink consegue frear a rápida progressão do ceratocone, impedindo que a córnea continue a perder elasticidade e sua curvatura esférica.
Assim, os pacientes que se submetem a esse procedimento e estão em estágios iniciais da doença, conseguem ter resultados mais perceptíveis.
No entanto, também são vários os resultados satisfatórios em pacientes com estágios avançados do ceratocone e que realizaram a cirurgia Crosslinking.
Portanto, esteja atento aos sintomas da doença, pois conforme falamos, é preciso o diagnóstico precoce e a orientação médica sobre o tratamento ideal do ceratocone para cada idade e quadro do paciente.
Só assim é possível impedir a progressão da doença e consequências da doença para nossos olhos.
Como o ceratocone é uma doença rara e, em alguns casos, hereditária, é preciso certos cuidados para prevenir o agravamento do ceratocone:
- Ir ao médico oftalmologista regularmente para realizar exames de vistas e constatar mudança de grau;
- Evite coçar ou apertar os olhos. Esse mau hábito prejudica muito a nossa visão, já que ajuda a liberar citocina inflamatória;
- Use colírios lubrificantes para evitar a coceira dos olhos.
São cuidados básicos e que valem para uma vida inteira, se você também deseja manter a sua saúde ocular em dia e sempre bem!
Lembre-se que apenas o médico é capaz de avaliar qual o melhor tratamento para o ceratocone.
Por isso, não deixe de conversar sobre a cirurgia Crosslinking, um procedimento capaz de retardar a progressão da doença e oferecer qualidade de vida.
Após a cirurgia é comum o olho ficar vermelho e o paciente pode sentir desconforto, lacrimejamento e dor leve a moderada no local. Para isso são prescritos analgésicos e anti-inflamatórios (colírios e comprimidos). Após os primeiros 3 dias, os sintomas diminuem muito. Na maioria dos casos, a recuperação da visão ocorre após o primeiro mês, e alguns pacientes podem levar de 3 a 6 meses para estabilização completa. Grande parte dos pacientes mantem a necessidade de correção visual (óculos ou lentes de contato) após a cirurgia, com objetivo de melhorar a visão.
Permitido: Durante o banho, lavar o rosto e deixar a agua escorrer naturalmente no local operado. Ler, escrever e assistir televisão (o uso da visão não prejudica a recuperação da cirurgia). Ingerir os alimentos e remédios que está habituado no dia a dia.
Proibido: Coçar o olho, deixar de usar as medicações, frequentar locais de muita poeira, fazer atividades físicas intensas e entrar em agua de piscina ou mar no primeiro mês após a cirurgia.