Av. João Manoel dos Santos Ribas, 1100, 5º andar Ponta Grossa - PR

O QUE É Catarata?
A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, atingindo metade dos adultos com perda total da visão.

Na cirurgia de catarata o cristalino é retirado do olho para a inclusão de uma lente intraocular no local, que irá realizar as mesmas funções da parte retirada.

A catarata é uma condição no qual o cristalino do olho vai adquirindo opacidade com o passar do tempo, perdendo a sua transparência e causando diversos sintomas:

  • Vista embaçada;
  • Dificuldades em enxergar a noite;
  • Flashes de luz na visão;
  • Dificuldades em realizar atividades no dia a dia;
  • Perda progressiva na visão.
Cirurgia de CATARATA

A cirurgia de catarata é realizada através da retirada do cristalino do olho, que perdeu a sua transparência com o tempo e ficou opaca, para o implante de uma lente intraocular, que irá ocupar o local da parte removida e realizar as mesmas funções.

O procedimento é realizado através da Facectomia, no qual há a retirada do cristalino com uma cânula, que o dilui e retira esta parte do olho através da aspiração. Por fim, implanta-se a lente intraocular no local, também através de uma cânula, posicionando e a “encaixando” no olho para o seu bom funcionamento.

A cirurgia de catarata é rápida, geralmente levando cerca de 10 minutos para ser realizada e com o paciente podendo retornar para casa logo após o término da cirurgia. A recuperação é rápida e sem dor, e o pós operatório é extremamente tranquilo.

lente intraocular

A Lente Intracoular (LIO) é fundamental na realização da cirurgia de Catarata, isso porque, será ela que irá substituir o cristalino que será removido durante o procedimento.

Existem vários modelos e tipos de lentes intraoculares, cada qual com sua característica ou vantagem, e podem atender as mais variadas necessidades, via de regra, todas elas visam melhorar a visão do paciente.

A escolha da lente intraocular é técnica e depende da análise de vários fatores, além disso, o paciente realiza no pré-operatório a biometria, um exame avançado que irá determinar com precisão qual a lente intraocular mais indicada, mensurando até mesmo o grau ideal, para corrigir os chamados erros refrativos: HIPERMETROPIA, ASGITMATISMO, MIOPIA E PRESBIOPIA (vista cansada).

O material utilizado na lente intraocular é muito especial. A escolha é PERSONALIZADA para cada paciente, dependendo principalmente da topografia de córnea, entre outros fatores. As melhores são as dobráveis e com filtro ultravioleta. Outro fator importante é que a lente irá durar por toda a vida do paciente. Não será necessário refazer a cirurgia para trocar a lente.

Por isso é tão importante a escolha de lentes de qualidade.

Lente Monofocal

Este tipo de lente permite a correção de um campo de visão com precisão, sendo indicado para os casos em que, além da catarata, a pessoa possua hipermetropia ou miopia, permitindo que o alcance para curtas ou longas distâncias seja corrigido, com um grau maior de recuperação.

Lente Multifocal

Com a lente multifocal, é possível corrigir mais de um campo de visão, sendo o seu uso recomendado para a catarata acompanhada de mais de um erro refrativo, sendo possível corrigir curtas e longas distâncias ao mesmo tempo.

Não se preocupe em relação ao tipo de lente intraocular para a cirurgia de catarata. Durante a consulta, o médico explica em detalhes cada uma das lentes e de acordo com seus hábitos, o médico faz a indicação do tipo de lente mais indicado para você.

DÚVIDAS?

Entre em contato com nossa equipe para que possamos avaliar o seu caso e juntos determinarmos o melhor plano de tratamento.

Camila Zubacz
Camila Zubacz

Excelente! Médico muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

Isabela Rasinski
Isabela Rasinski

Profissional excelente, muito atencioso e com muita experiência!
⭐⭐⭐⭐⭐

Dayane Heck
Dayane Heck

Profissional excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Raylan Faix
Raylan Faix

Excelente Profissional!
⭐⭐⭐⭐⭐

Vinicius Sauter de Cristo
Vinicius Sauter de Cristo

Excelente profissional 👏
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Kaique Ribeiro

Ótimo profissional!!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ilario Zubacz

Excelente!
⭐⭐⭐⭐⭐

Leticia Bençal
Leticia Bençal

Ótimo atendimento e profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Beth Motta

Excelente profissional, recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Marcia Graniska

Excelente profissional parabéns super recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Simone Rasinski
Simone Rasinski

Excelente profissional, super atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Clínica Neuroped

Médico excelente! Muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Gabriel Pimentel

Excelente profissional é muito atencioso!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Emanoel Azevedo dos Santos

Excelente oftalmologista, além de ser muito gente boa!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Leonardo Barroso

Excelente profissional, atencioso e sempre preocupado com nosso bem estar!
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Ronaldo Ribeiro

Excelente atendimento, o Dr Marcos é muito atencioso, consultório muito agradável. Consultório moderno que passa muita segurança nas avaliações do Dr.
⭐⭐⭐⭐⭐

man
Andressa Souzza

Cuidadoso e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Maria Zubacz

Foi ótimo atendimento, me senti muito segura com a consulta que realizei.
⭐⭐⭐⭐⭐

Beth Motta
Débora Costa

Excelente médico! Muito cuidadoso e experiente. Tirou todas as dúvidas e foi muito gentil e atencioso! Recomendo!
⭐⭐⭐⭐⭐

principais dúvidas

Os principais sintomas da doença incluem:

  • Vista embaçada;
  • Dificuldades em enxergar a noite;
  • Flashes de luz na visão;
  • Dificuldades em realizar atividades no dia a dia;
  • Perda progressiva na visão.
Catarata Senil

A catarata senil é o tipo mais comum da condição, que é quando ela acontece naturalmente, isto é, por causa da idade, se apresentando, geralmente, após os 55 anos, quando esta parte do olho se desgasta.

Este tipo de catarata é a mais simples de operar, porém, é a que mais causa cegueira entre as pessoas acima de 55 anos, justamente por causa da falta de procura pelo tratamento, com a opacidade aumentando progressivamente até a perda total da visão.

Catarata Traumática

Nesta condição, a catarata é causada por alguma lesão, como um acidente de carro ou de trabalho, podendo ocasionar um problema no cristalino e em regiões do globo ocular ao redor, sendo necessária a rápida cirurgia para corrigir o local.

Catarata Congênita

Rara, na catarata congênita há uma má formação do globo ocular durante a gravidez, gerando uma má formação do cristalino. Esta condição pode ser detectada através do teste do pezinho, por isso a importância de fazer todos os exames para o seu filho.

O paciente é liberado logo depois da cirurgia, isso porque a anestesia é local. Após a cirurgia há uma série de cuidados pós-operatórios a serem tomados, evitando assim o risco de complicações.

Primeiramente, pede-se que, nas próximas 24 horas após a cirurgia, não seja feito esforço físico, evitando realizar movimentos bruscos com a cabeça.

A visão pode ficar embaçada nos primeiros dias. No primeiro dia, já é possível realizar algumas atividades como ler, ver televisão e acessar o celular.

O paciente deve utilizar os colírio conforme a receita, além de tomar alguns cuidados como não coçar o olho operado e evitar o contato com muita poeira. Esforços moderados são permitidos .

A visão pode ficar embaçada após a cirurgia, melhorando após cinco dias, mas no primeiro dia já é possível realizar algumas atividades leves, como ler, ver televisão e acessar o celular.

O paciente é liberado logo depois da cirurgia, isso porque a anestesia é tópica, realizada com colírio anestésico, em raros casos é necessário a sedação do paciente.

  1. O paciente deve trazer todos os exames solicitados pelo médico, bem como as guias de convênio, se for o caso.
  2. Não usar nenhum tipo de produto de beleza no rosto como maquiagem e cremes no dia da cirurgia.
  3. Antes da cirurgia é recomendado que o paciente tome banho e lave bem a cabeça e o rosto.
  4. Vir e sair do hospital acompanhado de um adulto.
  5. Não trazer relógios, brincos ou colares.
  6. Não é necessário chegar antes da hora agendada pelo médico no hospital.
  7. Jejum de 6 horas até a hora da cirurgia.
  8. Se o paciente estiver tomando alguma medicação, deverá manter conforme a orientação da consulta.
  9. Havendo algum problema clínico como tosse e febre, avisar a equipe e o médico.
  1. Repouse no primeiro dia pós operatório.
  2. O horário e dose dos medicamentos deve ser seguidos à risca. Não interrompa o uso dos medicamentos! Eles são essenciais para sua recuperação.
  3. Evite qualquer tipo de contaminação: animais e pelos de animais, locais empoeirados, etc…
  4. Lave as mãos com frequência, principalmente antes de pingar o colírio.
  5. Evita mas, se necessário, ao sair em ambientes mais iluminados, utilize óculos solar.
  6. Use somente lenços descartáveis
  7. Em caso de vermelhidão pós operatória, dor ou outros sintomas, entre em contato com o médico.
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações por meio de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.
Olá! Posso ajudar você?