Cirurgia de Descolamento de Retina
Introdução:
A retina é uma fina camada de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho e tem funções importantíssimas para a visão. É ela que converge a luz que entra pelos olhos. O cérebro, então, interpreta esses sinais e forma imagens.
É por essa função indispensável que qualquer lesão ou mal funcionamento da retina deve ser tratado como uma emergência médica, já que seu mal funcionamento pode ocasionar cegueira rapidamente.
O descolamento, portanto, ocorre quando há uma ruptura, buraco ou tração na retina, o que faz com que o seu líquido vítreo “escorra” e se posicione entre a retina e as camadas de vasos sanguíneos que a alimentam, deixando a retina sem os nutrientes necessários.
O tratamento de Descolamento de Retina envolve o reposicionamento da retina ao local de origem. Existem vários métodos cirúrgicos para a correção: retinopexia com introflexão escleral, retinopexia pneumática e vitrectomia via pars plana (VVPP).
O que é descolamento de retina?
Preenchendo o globo ocular, entre o cristalino e a retina, encontramos uma substancia gelatinosa denominada vítreo. Ele é responsável por dar suporte e nutrição a retina. Ao nasce, temos esse gel aderido à retina; com o passar dos anos ele vai se destacando lentamente da retina. Eventualmente, durante esse processo de desprendimento do vítreo da superfície interna da retina, pequenas roturas podem ocorrer, fazendo com que a retina se descole. Traumas na região também podem ocasionar o descolamento de retina.
Sintomas do descolamento de retina
Na maioria das vezes, os sintomas relacionados ao descolamento da retina não apresentam dor, mas são facilmente identificados por afetarem imediatamente a visão do paciente. Os sintomas podem incluir:
- Visão turva, embaçada;
- Moscas volantes (manchas escuras que parecem se movimentar em frente aos olhos, o que gera uma sensação de insetos voando em frente à vista);
- Flashes de luz ou faísca repentinos,
- Efeito permanente de sombra em parte do campo visual;
- Perda total da visão (em casos mais graves).
Quais são as indicações da cirurgia?
O tratamento do Descolamento de Retina é cirúrgico, salvo raras exceções. O método cirúrgico de escolha dependerá do estágio da doença no momento do exame oftalmológico.
Quais são os procedimentos cirúrgicos?
Fotocoagulação à laser, Retinopexia com introflexão escleral, Retinopexia pneumática e Vitrectomia via pars plana.
A cirurgia causa dor?
Pode ocorrer algum desconforto no pós-operatório, normalmente suportável. Usualmente são prescritos analgésicos e/ou anti-inflamatórios para ajudar a recuperação.
Há algum risco?
Há riscos como em qualquer outro procedimento cirúrgico, no entanto o mais comum é o redescolamento da retina, fato que ocorre em pequena porcentagem dos casos operados.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
Dependerá do método cirúrgico escolhido. O laser é realizado no consultório com colírio anestésico, levando em torno de 10 minutos e com recuperação imediata. Os procedimentos mais complexos são realizados no centro cirúrgico sob anestesia local e sedação, em média, o tempo cirúrgico é de 1 hora e a recuperação pode se prolongar por 7 a 15 dias, dependendo do caso.